5 pré-requisitos para trabalhar com Marketing Digital em 2023

Especialistas dão dicas de como conquistar a tão sonhada vaga de trabalho na área

5 pré-requisitos para trabalhar com Marketing Digital em 2023

O ano de 2022 está acabando, mas as oportunidades dentro do mercado digital estão cada vez mais atraentes. O número de pessoas que buscam uma oportunidade nesse nicho é crescente, principalmente relacionado ao Marketing, por se tratar de uma área promissora e ter sempre novas estratégias e ferramentas. A última edição do relatório “The CMO Suvery”, de 2022, mostra que 67,9% dos profissionais de Marketing de nível sênior sentiram que suas funções aumentaram em importância.

Muitos pensam que para trabalhar com marketing digital, ou seja, social media, SEO, tráfego e etc, só é necessário saber das demandas que a área pede, mas não é bem assim. O mercado de trabalho pede alguns pré-requisitos que nem sempre tem a ver com a área, mas, sim, com o perfil da vaga ou empresa. “Se o empregador tem uma empresa voltada para o jurídico, por exemplo, ele vai solicitar nos requisitos que o candidato saiba, pelo menos, o básico dentro desse universo”, ressalta Caio Damasceno, COO da Taruman, agência de Marketing Digital, que abriu uma escola específica para esse nicho.

O executivo listou requisitos para entrar no mercado e se destacar, independente da área: 1 - Noção de Matemática e Português:  Não basta saber, por exemplo, mexer no photoshop ou em alguma plataforma de comunicação, se a pessoa não soube redigir um texto. Caso isso venha a acontecer, aconselhamos que o profissional faça alguma aula rápida, só para ele não passar dificuldades no mercado. A área exige que o profissional saiba interpretar dados também;
 

2- Dominar outro idioma:  Inúmeras vagas de trabalhos estão solicitando uma língua a mais, normalmente o inglês ou espanhol. É importantíssimo que a pessoa, no mínimo, saiba o intermediário, pois nesse universo sempre acabamos utilizando algum outro idioma em algum momento da jornada profissional;

3- Buscar conhecimentos variados:  Óbvio, não é para o profissional sair por aí fazendo curso de tudo, mas é interessante que esteja por dentro dos principais assuntos do momento, independente da área. No universo da comunicação, dá pra juntar vários nichos como forma de atrair o público de forma orgânica;

4- Ser curioso:  Não deixe nenhuma dúvida de lado, sempre esteja desbravando sobre o universo em que trabalha ou está buscando entrar. Isso vai mostrar que você domina o conhecimento na área. E para conhecer sobre muitas coisas, é necessário ser curioso; 5- Prática em improvisação:  Não tenha medo de tentar o novo. Nesse universo, as pessoas que mais se destacam são as com ideias “diferentes”, e para até chegar a elas, foi necessário sair da zona de conforto. Então improvise, invente e arrisque.