Código de conduta e sua importância para o engajamento dos funcionários com a empresa.
O código de conduta tem um impacto direto no engajamento da equipe dentro da sua empresa, mas o resultado pode variar quando falamos dos colaboradores de forma individual.
Em algum momento você já deve ter percebido que, nem sempre os funcionários têm um bom engajamento com a empresa, e isso pode ocasionar atritos, baixo desempenho dos colaboradores entre outras situações indesejadas.
Mas por que isso ocorre? Como resolver esse problema?
A resposta para sua dúvida pode estar no código de conduta da sua empresa para ser mais exato.
Vou explicar de maneira simples e prática os efeitos dele, como ele impacta de forma direta a rotina dos seus colaboradores, e principalmente, como o código de conduta é uma ferramenta útil para o engajamento dos colaboradores.
Para que a empresa consiga alcançar os objetivos estabelecidos, é necessário que a equipe esteja trabalhando de maneira sinérgica, mas para que isso aconteça eles precisam saber o que a empresa espera deles, nesse caso as atitudes do dia a dia dentro da rotina da empresa.
O código de conduta começa a mostrar para que serve já no início, ajudando a criar as regras, diretrizes e a conduta, de forma simples e efetiva, para que nada fique subentendido, é vital que todos os colaboradores conheçam as regras estabelecidas e hajam de acordo com elas.
É importante salientar que o código de conduta é único para cada empresa, ele precisa estar alinhado com a cultura e os valores dela, para que seja realmente efetivo, além de que ele pode ser alterado de acordo com a necessidade da empresa para se adaptar quando for necessário.
O código de conduta ainda tem várias funções ativas, depois de estabelecer as regras, ele fará o papel de garantir a segurança para atuar, tanto da empresa quanto da sua equipe, gerar a integração dos colaboradores, irá reforçar a cultura da empresa, padronizar os relacionamentos, permite que haja transparência e define critérios quando houver uma negociação com terceiros.
Mas para conseguir executar essas funções, o código de conduta precisa deixar seu objetivo claro para todos, dessa forma os colaboradores que não tiveram contanto com este tipo de documento poderão entender quais são os benefícios do mesmo.
Isso possibilita apresentar a trajetória da empresa, desde sua criação até o momento presente, e qual o nicho atuante, além de claro apresentar os responsáveis e suas posições dentro da empresa.
Após essa explicação, podemos chegar no ponto principal, porque o código de conduta nem sempre tem êxito em garantir o engajamento de todos os colaboradores, e o porquê de isso acontecer.
Quando estamos falando de colaboradores, precisamos levar em conta um fator extremamente importante, ainda que eles saibam todos os pontos necessários para seguir uma rotina eficiente, são pessoas, indivíduos com pensamento crítico, desejos, e vão reagir de forma diferente dentro de uma mesma situação.
Falando de maneira lógica, a partir do momento que uma pessoa aceita se tornar um colaborador dentro da sua empresa, ela concorda em seguir as diretrizes, e cumprir sua função com excelência, mas existem casos em que as diretrizes podem limitar a capacidade do seu funcionário, sejam elas executivas ou criativas.
Um exemplo simples, digamos que dentro de uma empresa é proibido escutar música durante o horário de trabalho, isso é válido para todos os setores, todos sabem dessa regra e a seguem, porém, um dos colaboradores consegue se concentrar melhor em suas funções ao ouvir música, nesse momento ele é obrigado a se adaptar.
Dentro desse cenário existem algumas possibilidades, seu colaborador pode aprender a executar sua função sem precisar da música, ou ele pode sentir que não está conseguindo desempenhar bem, prejudicando diretamente seus resultados, e causando um impacto negativo nele, fazendo-o desanimar e com o tempo ter resultados ainda piores, consequentemente para sua empresa também.
Nesse cenário existem algumas opções para evitar ou remediar esse tipo de situação, mas elas irão refletir de maneira geral na equipe.
É possível investir no treinamento dos colaboradores, permitindo que aprimorem suas habilidades, é possível expor a situação para o funcionário de forma particular e pedir para ele se adaptar, e existe a possibilidade de fazer alterações no código de conduta.
Como foi dito, todas as decisões impactam diretamente a equipe, é preciso fazer uma análise de cada caso, se o código de conduta não estiver alinhado aos valores e cultura, pode ser que isso tenha ocasionado a contratação de pessoas que tem valores diferentes ao da sua empresa.
Alguns pontos a serem levados em consideração para realizar uma mudança no código de conduta são:
-Resultados
Qual o impacto nos seus resultados? Vale a pena mudar algo?
-Mudanças dentro da sociedade
O código de conduta também está alinhado com a sociedade na qual sua empresa está inserida?
Com base no que foi apresentado, podemos ver que o código de conduta não é perfeito, mas ele tem grande importância para fazer sua empresa andar nos trilhos, de forma racional vemos o quanto ele é eficiente quando seguido.
Porém o fator humano dos colaboradores acaba sendo imprevisível, e por isso nem todos podem acabar tendo um engajamento satisfatório, mas existem opções para resolver esse tipo de situação, sendo que todas irão impactar a equipe, e cabe a você decidir qual será a melhor decisão a ser tomada, lembrando que o código de conduta pode ser alterado conforme a necessidade da sua empresa.