O Poder da Mente nos Negócios
Os textos intitulados, O Poder da Mente nos Negócios, são focados em 30 dicas Fundamentais para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso. Lembrando que o primeiro erro de sua jornada pode advir de uma única decisão ruim, que foi mal analisada, mal pesquisada! Tal fator poderá levar o empreendedor a encerrar e fechar a sua empresa.
O PODER DA MENTE NOS NEGÓCIOS
Capítulo 1
Em junho de 1987, como todo empreendedor brasileiro que começa um negócio, também iniciou minha vida no mundo empresarial. Com a cara e a coragem, enfrentei planos econômicos , mudança de moedas, governo que nunca incentivou o empreendedorismo e muitas crises do meu mercado. Montei três lojas em minha cidade e estava pensando na quarta, quando os erros iniciais começaram a aparecer e comprometer a matriz e filiais.
Os desafios não pararam, estou no mercado do varejo farmacêutico há 35 anos, um mercado extremamente competitivo que está sendo dominado pelas grandes redes, que vem cada vez mais expandindo suas farmácias em pequenas cidades. Despreparado administrativamente e sem orientação vendi duas compras e queria ficar somente com a matriz, mas comprometido, devido a um longo período de turbulências.
Ao longo deste período como empresário e com todas as formações que conquistei, chego à seguinte conclusão: É possível mudar nossos resultados, quando mudamos nossa forma de pensar e enxergar as oportunidades. Foi o que aconteceu comigo, quando começou a procurar a fazer da maneira certa tudo começou a ficar mais claro.
Não tenho a pretensão de entregar um método pronto, mas tenho a missão de fazer com que você que está lendo nesse livro, não cometa os mesmos erros que cometi e que muitos empresários cometem na administração de seu negócio.
Ser empreendedor é ser diferente dos demais, porque a maioria das pessoas estão preocupadas em arrumar um emprego e conseguir uma estabilidade financeira, ter o salário garantido no final do mês. Já para o empreendedor as coisas não podem ser assim, o empreendedor está disposto a assumir riscos, o ele não segue as regras do mercado ele cria suas regras de acordo com a tendência do mercado tem se comportado.
Mas afinal de contas será que já nascemos predestinados a sermos empreendedores? Aquela frase famosa: Esse já nasceu para isso?
A função de empreender é uma matéria que pode ser ensinada assim como qualquer outra matéria.
Os textos intitulados, O Poder da Mente nos Negócios, é focado em 30 dicas Fundamentais para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso. Lembrando que o primeiro erro de sua jornada pode advir de uma única decisão ruim, que foi mal cuidada, mal pesquisada! Tal fator poderá levar o empreendedor a fechar e fechar a sua empresa.
Leia com muita atenção e aplique, você ainda poderá errar, mas garanto que a possibilidade irá reduzir muito.
1- Razão e Paixão. Conheça seu estado atual e onde quer chegar.
Segundo o site Gov.br, no painel de Negócios e Empresas, no período de 2018 a 2022, em cinco anos,no Brasil abriram 13.458.705 CNPJ isso é uma ótima notícia, porém a má notícia é que fecharam 7.454.199 CNPJ, 56% dos CNPJ fecharam, ou seja 56% de empresas encerraram suas atividades. Não sabemos se são os mesmos, mas um fica um alerta, por que tantas empresas morem? Outra triste informação é que 95% destes CNPJ são, Meis, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Por que essas empresas fecharam? Pesquisando, analisando , conversando com esses empresários e com outros profissionais que também buscavam entender essas mortalidades, chegamos à seguinte conclusão: A maioria delas tinha perfis comuns umas delas era que a agiam pela paixão e não pela razão, ou seja sem se preparar para os desafios do mundo empresarial. Existe uma diferença entre a razão e a paixão , os dois são extremamente importantes para o sucesso, mas quanto estão em equilíbrio! Uma pessoa que trabalhava como funcionário me atendeu e disse que queria ser empresário, que não aguentava mais cumprir horário e outras reclamações. Fiz algumas perguntas; você está preparado para trabalhar todos os finais de semanas? Você sabe lidar com pessoas? “Esse é um dos maiores desafios das empresas que receberam”, você gosta de números, finanças e está preparado tecnicamente para assumir o lugar de um funcionário se ele faltar ou sair? Ela pensou e como estava movida pela paixão, deu início ao seu negócio. Pegou toda sua economia, o acerto de anos de trabalho e aplicado na abertura da empresa. A credito que já sabemos o final da história, dois anos depois encerro as atividades com uma dívida que irá perdurar por muitos e anos e sem a sua economia de uma vida toda.
Fator primordial para o sucesso; conheça o seu estado atual e principalmente onde quer chegar do primeiro ao quinto ano com seu projeto empresarial. Não iniciar uma empresa somente pela paixão, como disse acima a paixão é fator fundamental, mas, quando vem equilibrado com a razão.
Razão é criar cenários onde podemos evitar erros, e buscar todas as informações possíveis sobre o negócio que irá iniciar. Em 2015 estive no Japão realizando palestras para comunidade brasileira me surpreendi com a disciplina e cultura do povo japonês. Antes de fazerem, qualquer investimento e eles estudam o mercado, esgotam todas as possibilidades de erros e em alguns casos isso pode durar até cinco anos.
Não me entenda mal, mas estamos vivendo em um mundo onde a garantia é opcional, hoje temos todas as informações que precisamos na palma de nossa mão, cursos, palestras, treinamentos e qualquer informação que queira saber sobre o seu produto ou serviço.
Se você já iniciou seu negócio, ainda é tempo de corrigir o rumo. Se está indo bem poder ser melhor, se não está, comece a buscar informações importantes para todos os setores.
Em 2021 á trabalho, realizou uma mentoria para uma clínica odontológica, estava desanimados. A cada vez mais próxima e expressiva. O proprietário que é dentista e sua esposa administradora formada, iniciaram uma jornada de mudanças, desde cursos, treinamento de vendas para os dentistas, até o pessoal da recepção, todos passaram por uma transformação.
O que fez a diferença para a retomada do crescimento, foi o equilíbrio entre razão e emoção. Em seis meses de mentoria passamos de um faturamento de dois dígitos para três, triplicamos a entrada de dinheiro na clínica, com perspectivas de ainda continuar a crescer.
Um do último encontro, fiz uma pergunta para a esposa que está na administração. O que mudou para que vocês alcancessem o sucesso e tão pouco tempo”? A resposta foi muito simples: “ Nós mudamos nossa cabeça, mudamos a forma de olhar a empresa, começamos a buscar o equilíbrio, antes usávamos mais o coração do que a razão e também achávamos que não precisávamos de ajuda”
Até o próximo artigo.