KPIs de Marketing Digital: eles não podem faltar no seu plano de marketing!

Que marketing não é simplesmente sinônimo de “propaganda” em geral os profissionais da área já sabem. E que KPIs de marketing fazem parte do processo todo, muito provavelmente eles também já ouviram falar. Afinal, muito mais do que apenas executar uma etapa assim (igualmente importante) é também desenvolver e monitorar a estratégia como um todo. Isso é, o que efetivamente garantirá sucesso ao final da jornada traçada. A divulgação da marca, dos produtos e dos serviços é, então, apenas um dos pilares em que se baseia essa ciência. O marketing é, portanto, complexo. E como um “motor” que gira diversas peças, nada mais claro, no caso, que para que elas estejam alinhadas existam parâmetros que permitam entender sucessos e/ou dificuldades e alinhar o plano de ação. Mas calma que a gente te explica! Se você está começando a pensar agora em desenvolver um bom planejamento ou mesmo se está tentando adaptar o seu e entender em que ponto pode estar algum problema, fique atento às dicas a seguir e descubra por que os indicadores de desempenho não podem faltar no seu plano de marketing! Veja:

KPIs de Marketing Digital: eles não podem faltar no seu plano de marketing!



O que são KPIs de marketing digital?

Em palavras simples, são indicadores de desempenho (Key Performance Indicators). Eles falam sobre a estratégia de marketing que você está desenvolvendo com seus clientes potenciais na internet.

Hoje em dia as empresas enfrentam desafios na condução desses trabalhos. E em acompanhar a velocidade com que as coisas evoluem nesse meio. Por isso é preciso basear-se não somente na experiência ou em “achismos”. É preciso usar indicadores apurados.

Com eles é possível ter, em forma de dados, informações sobre a eficiência de determinado esforço e seu retorno. Tal possibilidade ajuda a agir com mais precisão.

 

Por que eles são essenciais no planejamento?

Atuar com KPIs de marketing pode ser justamente a medida que irá definir a diferença entre custo e investimento. Para a empresa em que você trabalha ou para o orçamento de seu setor, isso é, sem dúvidas, ponto-chave.

Quando uma empresa gasta dinheiro com determinada campanha de marketing e ela não traz resultados, gera-se a impressão de que aquele é apenas um fator de custo – o que pode ser uma visão muito equivocada!

Ainda mais em casos nos quais a empresa sabe que demorará um tempo para ter o retorno esperado. Visto que algumas ações de marketing digital são de médio a longo prazo, ir acompanhar é fundamental para inclusive dar respostas do andamento às áreas envolvidas.

E o marketing quando traz retorno significa ter investido bem os recursos correspondentes. O ROI em termos de campanhas, nesse contexto, também serve como parâmetro. Embora mais calculado ao final de determinado período de investimento, por exemplo, ele traz respostas quantificáveis ​​sobre as ações.

Se você está na posição de um gerente de área, pode se tornar ainda mais difícil justificar e convencer a alta gestão a investir mais em uma esfera tão importante quando não se pode apresentar dados concretos.

 

Em quais etapas do processo eles se entrelaçam?

Em praticamente todas.

Conhecer o “parafuso” que está desajustado é importante para levar a empresa ao caminho certo. Com isso, gera-se mais vendas e – não somente isso – fideliza-se clientes, um papel inerente também às boas estratégias de marketing digital evolução.

Marketing é gerenciamento e não envolve somente fechar negócios em si. Nutrir os leads é um papel igualmente importante para toda empresa que deseja se manter competitiva.

Identificar novas oportunidades de negócios, criar engajamentos e conhecer cada vez melhor o público-alvo, respondendo-o com ações certas e melhorias de serviços, é parte fundamental do processo, assim como a captação.

O trabalho do marketing não acaba quando se fecha uma venda, quando um visitante do site, por exemplo, é convertido em cliente.

Logo, é um trabalho contínuo, durante o qual os KPIs praticamente o tempo todo exercerão grande importância como direção – por isso não podem faltar em um plano de marketing!

Integrar esse trabalho a uma ferramenta de CRM, aliás, pode ser importante. Assim cria-se maneiras para que se continue avaliando métricas como LTV. Life Time Value corresponde ao “tempo médio pelo qual o cliente permanece comprando”. Conhecer tudo isso fica mais fácil para que se possa sempre adequar o planejamento. E também gerenciar esse cenário da melhor forma para continuar extraindo bons resultados da tarefa.

 

Qual a principal lógica dos KPIs de marketing?

Existem muitas formas de medir o desempenho em ações de marketing. Uma das principais é a análise da taxa de visitantes x convidados.

A lógica mais básica é algo como o exemplo -> Conversões / Visitas. Imagine um site que teve 50 vendas fechadas em 500 visitantes -> 50/500 = 10% de taxa de conversão. Porém pode ser necessário analisar muito mais a fundo os dados que acompanham tudo isso.

Cabe mencionar que hoje em dia existem muitas ferramentas que podem ajudar a empresa. Ou seja, ela não precisa fazer isso sozinha. Há recursos que auxiliam de forma automatizada – como o Google Analytics (entre outros).

Nessa lógica, você consegue entender melhor porque KPIs de marketing não podem faltar no plano, pois podem ajudar em situações como:

  • Confirmação de quais são as páginas de destino que entregam conteúdo relevante. O conteúdo que se preocupa em ajudar seu cliente pode fazer com que elas demonstrem maiores níveis de retenção.

  • O acompanhamento de relatório que mostrem esse tipo de informação ajuda, por exemplo, a entender e indicar se o problema é com a continuação do material apresentado (exemplo: cliente nem se interessa por baixar o material que a empresa disponibiliza online) ou se é por questões de custos/preço (ele baixa, mas não consegue acessar o serviço, pois não se encaixa em seu orçamento).

Assim, é possível tanto estudar (dentro do planejamento integrado) adequações na abordagem, quanto melhores possibilidades de negociação. Nesse último caso, evite-se que o cliente deixe de fechar negócio por causa da inviabilidade financeira. Ou até mesmo de incompatibilidade de valor do produto/serviço, o que precisa ser revisto.

Se isso acontecer e aquele para realmente o público-alvo desejado, é preciso repensar. No caso é necessário adequar e encontrar maneiras de driblar tal dificuldade. E de criar condições de acesso à contratação.

 

O que posso fazer com eles?

Da mesma forma, indicadores podem auxiliar a analisar em que nível o cliente estava da jornada de compras quando eventualmente abandonou a interação. E identificar qual o ponto “falho” quando desistiu de alguma fase.

O equilíbrio entre tráfego orgânico e investimento em campanhas também pode ser ajustado por meio do conhecimento dessas métricas.

(Mas lembre-se: mais importante do que conhecer-las é saber o que fazer com elas. Portanto, ter uma estratégia integrada requer não só ferramentas de automação e indicadores, mas também esforços integrados em reconhecê-los e trabalhar com eles).

Compreender o comportamento dos clientes, ver até onde eles chegam, e entender a dinâmica das ações e o que elas geram é essencial.

Isso tudo é importante para potencialização do uso dos recursos e do trabalho da empresa. Assim ela consegue refletir maiores oportunidades por meio de suas ações de marketing.

 

Conclusão

Por fim, vemos que mais do que um diferencial, hoje ter boas ações de marketing online é praticamente indispensável a todos os tipos de negócio.

Com isso, a competitividade se eleva e o marketing digital acaba surgindo com cada vez mais força. Como fator de atenção para que seja possível instituir estratégias eficazes de destaque da concorrência e maior sucesso nos esforços de venda e consolidação da marca.

Indicadores de desempenho, nesse cenário, são cruciais para o sucesso, pois permitem agir com base em informações reais do cenário das ações.

Por isso, estar atento aos KPIs de marketing é tão importante quanto à condução do trabalho dessa área, não podendo eles ocorrer de fora do próprio planejamento planejado em si.