Contratar agência de marketing ou montar uma equipe interna? O que é mais viável?

Contratar agência de marketing ou montar uma equipe interna? O que é mais viável?

Investir em ações certeiras e bem planejadas de marketing é essencial para fazer seu negócio prosperar. Mas é melhor fazer isso internamente ou contratar agência de marketing digital? Veja aqui!

 

Marketing, como uma importante área para qualquer negócio, é algo que normalmente se converte em uma fonte de atenção ou preocupação constante dos gestores que sabem que não podem deixá-lo de lado para fazer a atividade crescer e manter-se com força no mercado.

No entanto, especialmente quando a empresa está começando a expandir, é de médio porte, já possui alguém responsável pelo marketing, mas que ainda não consegue dar conta de todas as subfunções sozinho, é comum que surja uma dúvida: contratar agência de marketing digital ou ampliar o time interno?

Antes de mais nada é essencial entender que a resposta para essa pergunta nunca será fechada para todo e qualquer caso.

A escolha vai depender da análise de uma série de fatores, sabendo que existem pontos a considerar em um ou outro caminho.

Porém, para facilitar, veja a seguir o que pesa na decisão e descubra se pode ser mais vantajoso para você nesse momento montar uma equipe interna mais estruturada ou contratar uma agência de marketing digital:

 

Tenha autoconhecimento

O mais crucial, sem dúvidas, é que em primeiro lugar você procure analisar quais são as perspectivas de sua equipe e de seu negócio hoje.

Você, como gestor ou pessoa que cuida das tarefas de marketing que já são realizadas hoje – mesmo que sejam poucas – sozinho ou junto a mais alguns colegas de equipe consegue absorver a demanda necessária caso haja aumento dos esforços, lancem uma nova campanha ou planejam novas ações para o portfólio, por exemplo?

Será que os profissionais que existem hoje na empresa dominam completamente as técnicas necessárias?

Caso a resposta seja positiva cabe pensar em aproveitar essa mão de obra ou terceirizar apenas os serviços extras, que não podem ser executados por ela ou que ela não absorva.

Avaliar seu time interno com franqueza, verificar se ele tem condições de sozinho executar tudo o que a empresa precisa e visa para crescer com o marketing, se suas habilidades atendem no todo ao que a empresa precisa colocar em prática.

Em seguida é preciso pensar também no quanto esse investimento vai demandar.

Marketing não é só equipe e, muitas vezes, requer ferramentas (como as de automação).

Contratar uma agência de marketing pode ser vantajoso quando a empresa precisa desse “combo” para funcionar, o que nem sempre é possível “aparelhando-se” sozinha, quer seja por questões técnicas quanto reais – de espaço para a equipe, contratação e assim por diante.

 

Planejamento

Uma das maiores e principais dificuldades que uma empresa pode ter quando tenta iniciar seus trabalhos de marketing por conta própria é o planejamento das atividades e ações que serão desenvolvidas.

Cada empresa tem uma necessidade e decidir esses fatores é algo que precisa ser feito com muita cautela, para garantir os resultados, definir os canais, as ações, o conteúdo e demais aspectos certos que comporão a estratégia de marketing integrado para aquele negócio e as demandas de mercado que ele tem.

Quando a empresa não tem certeza, por exemplo, do canal que oferece maior ROI ou de como investir e empregar corretamente os recursos que tem disponíveis para ter retorno ela pode precisar de orientação especializada e um diagnóstico, para saber onde precisa ser investido.

Então é preciso avaliar com cautela o grau de maturidade da empresa nesse sentido e saber quando é preciso solicitar ajuda.

Buscar um diferencial pode ser possível com o uso de dados e indicadores para gerar estratégias inovadoras e criativas, passando do diagnóstico para a implementação e manutenção.

 

Questão de custos

Especialmente dependendo do tamanho da empresa ou da fase de negócios em que ela se encontra, pode sair muito caro manter uma equipe própria completa, que faça todas as funções do marketing, ainda mais quando algumas delas são esporádicas – porém estritamente importantes.

Contratar, no entanto, uma agência de marketing pode agregar ajuda sob demanda.

Logo, a resposta do que é melhor vai depender muito de cada caso.

Uma vantagem pode ser um plano totalmente customizado. Os custos vão variar a depender da quantidade de ações que a empresa precisa implementar, dos conteúdos que ela precisa gerenciar, campanhas e assim por diante.

Quando  a demanda for mais eventual, sazonal ou por projeto, manter uma equipe interna só para isso pode ser difícil para a empresa em termos financeiros.

Com uma boa agência de marketing é possível negociar, traçar um plano e ajustar essa dificuldade sem perder na qualidade dos serviços prestados, a fim de gerar resultados e receitas para que ela, inclusive, eleve seu potencial de investimento mediante o retorno.

 

Conhecer as opções para contratar agência de marketing digital e o “know-how” necessário

 

Ter especialistas

Aqui vale pensar que hoje em dia também, com as ferramentas de marketing (em especial de marketing digital) inovadoras existentes no mercado é preciso estar constantemente atualizado e saber operá-las em um contexto que é multicanal, antenado com as características dos consumidores atuais.

Contando com o apoio de uma agência de marketing, esse trabalho pode ser facilitado, uma vez que você, a depender do porte e do contexto de cada empresa, não terá que investir em treinamento próprio (podendo ter mais custos com esse preparo, inclusive).

Contar com uma agência de marketing, nessa conjuntura, pode significar ter know-how agregado de especialistas que, de quebra, trazem consigo experiência vasta do mercado e conhecimento das principais tendências de marketing para aplicá-las em seu negócio.

 

Alinhamento às tendências

Outra coisa que pode pesar nessa decisão é a avaliação do que a empresa eventualmente já realiza hoje e o que ela pode precisar implementar.

Com a era digital, o chamado marketing online (ou digital também) passou a receber cada vez mais atenção das empresas.

Embora hoje em dia praticamente qualquer organização tenha um site ou tente manter presença nesse meio, muitas vezes o formato de marketing que predomina nela é offline ou outbound.

Então ela pode precisar de ajuda nessa transição.

Contratar uma agência de marketing digital, nesse ponto, pode representar uma enorme vantagem competitiva, ao permitir que a empresa invista corretamente nessa medida, sem correr o risco de desperdiçar dinheiro com campanhas mal-elaboradas, canais não otimizados ou níveis de entrega desajustados.

 

Foco no business

Tenha em mente os objetivos que quer alcançar e saiba quando é hora de pedir auxílio.

Por fim, a questão do tempo e do foco para o negócio conta e muito. Quando se tem uma equipe cuidando do marketing e suporte, muitas vezes o gestor – com inúmeras outras atribuições para dar conta – ou mesmo o profissional, dividido entre o operacional e o estratégico, consegue se dedicar muito mais ao foco do negócio.

Assim libera tempo para que os gestores e as demais áreas estratégicas consigam se concentrar em planejamento e crescimento, otimização de tempo e maior produtividade.

Contar com uma agência pode ser essencial também nos casos que a empresa já tem uma mínima estrutura, mas não saiba como gerenciar ou ampliar possibilidades por meio do trabalho que ela desenvolve.