Marketing Digital X Marketing Tradicional: Quais as principais diferenças?

As estratégias de Marketing Digital e Tradicional são as mais utilizadas pelo mercado para poder chamar a atenção do consumidor. Mesmo possuindo modelos diferentes de se construir planos de marketing, eles ainda são essenciais para aqueles que querem promover a imagem do seu produto ou serviço. O sistema de Marketing Tradicional é aquele conhecido por todos nós, em que a empresa tenta chamar a atenção do seu público-alvo através de anúncios em canais de televisão, jornais, outdoors, ligações de telemarketing, entre outros. A expectativa é que o espectador receba a mensagem de uma maneira positiva, convencendo-o de consumir o produto. O avanço da tecnologia e o modelo de interação que a internet proporciona contribuíram com o surgimento do Marketing Digital. Com o modelo de Marketing Digital, modificaram-se as maneiras de se fazer negócio com o consumidor. A internet é uma ótima ferramenta para divulgar sua empresa. Pois, além da mensagem ser levada instantaneamente ao cliente, oferece um sistema onde a opinião do consumidor é levada em consideração. Além disso, é um meio mais acessível de se fazer negócio. Hoje, o Marketing Digital se faz presente nos Blogs, Mídias Sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, E-mail e Websites que são diariamente acessados pelos seus clientes. O Marketing Digital tem como objetivo chamar a atenção do consumidor, visto que o perfil do cliente atuante no mercado mudou. Sendo assim, a dinâmica e estratégia de vendas também tornou-se diferente. Hoje, o cliente preocupa-se primeiramente em procurar informações sobre os produtos (que estão armazenadas no espaço digital) para só depois comprá-los. Por isso, atualmente os modelos e práticas do Marketing Tradicional estão se adaptando em conjunto para a esfera digital, onde o cliente tem mais espaço para poder se relacionar com o produto e garantir satisfação na sua compra.

Marketing Digital X Marketing Tradicional: Quais as principais diferenças?

As vantagens dos planos de Marketing Digital

 

O Marketing Digital pode ser a chave para alavancar os seus negócios. Ele pode oferecer diversas vantagens que deixam melhor estruturado o modo de se relacionar com o cliente. São elas:

  • A internet é um grande meio de comunicação. Mais da metade da população possui acesso à internet e perfil em redes sociais. Ou seja, muitas pessoas, além de seus clientes, poderão acessar seu conteúdo.
  • Na internet todo produto é imediato. Ou seja, não se limitam a horários de televisão ou se o consumidor compra um jornal. O anúncio fica exposto a todo tempo e aparece conforme o consumidor estiver online.
  • O consumidor pode avaliar o seu produto de maneira online e, por meio do ato de compartilhar, contribui para que mais pessoas o vejam. Além disso, você pode dar respostas e dialogar diretamente com o cliente.
  • Você não precisa se preocupar tanto no uso da linguagem. O público na internet demanda uma linguagem mais leve, descontraída e inovada com o objetivo de se aproximar mais do consumidor.
  • Nem sempre você precisa ir atrás do cliente. Ele vem até você. O consumidor geralmente procura se informar sobre o produto antes de comprá-lo.
  • O Marketing Digital é mais elaborado e repleto de informações, pois não se restringe a limites físicos como no Marketing Tradicional.
  • No Marketing Digital não existem efeitos a longo prazo, você pode moldar conforme a resposta do público.

Entenda porque você não deve deixar de investir no Marketing Tradicional

 

Apesar do Marketing Digital possuir diversas vantagens conforme citamos, podem haver algumas desvantagens ao deixar de investir no modelo tradicional, pois:

  • O Marketing Tradicional pode ser mais bem estruturado e planejado antes mesmo de ser colocado em prática. Ele é produzido com a finalidade de convencer o público da melhor maneira possível.
  • Canais de televisão e jornais impressos ainda possuem grande influência sobre a opinião pública. Devemos considerar também que não são todos os públicos-alvo que possuem acesso à internet.
  • Nas estratégias de Marketing Tradicional, o cliente é envolvido naturalmente, sem necessidade de adaptações para determinados públicos.

 

Conclusão: O Marketing Digital e o Marketing Tradicional devem andar juntos

 

O que devemos considerar é que os modelos de Marketing Digital e Marketing Tradicional, mesmo sendo diferentes, se complementam. A essência deve estar com o foco no consumidor, criar e comunicar o valor de uma empresa a fim de satisfazer o cliente. As estratégias de marketing são o principal departamento para garantir as vendas de uma empresa. As estratégias sempre estarão dispostas a encontrar os consumidores ideais para poder garantir a venda de seus produtos ou serviços.

Considera-se que na era digital o alcance da internet ampliou-se. Essa transformação tecnológica exige das empresas uma grande produção e expressão nas plataformas digitais e tradicionais. Os setores de marketing devem estar preocupados em atingir diversos públicos, que estão presentes cada vez mais em diferentes plataformas.