Tendências Para as Redes Sociais em 2023
Em outubro, Andrew Hutchinson, head de conteúdo do Social Media Today, analisou o cenário atual das principais redes sociais e, com base nas principais modificações recentes, construiu previsões para o ano de 2023. Selecionamos as mais relevantes para suas estratégias de marketing, confira o que podemos esperar no próximo ano!
Principais tendências para o Facebook em 2023
O ano de 2022 com certeza não foi o melhor para o Facebook, sendo marcado pela perda de diversos usuários e também pelo lucro com anúncios, devido a atualização do ATT da Apple.
Mais postagens recomendadas pela IA
Cada vez mais os usuários terão conteúdos em seus feeds devido ao algoritmo de tecnologias de inteligência artificial. Inclusive, o próprio Zuckerberg afirmou isso em uma entrevista recente ao The Verge:
“O que basicamente vai acontecer é que, no próximo ano ou dois, começaremos a mostrar mais conteúdo recomendado no Feed. E saberemos que estamos fazendo um bom trabalho porque o conteúdo no início vai substituir algum outro conteúdo, e qualquer um desses deslocamentos vai levar a feedback negativo das pessoas e levar as pessoas a se conectarem umas com as outras menos em todas as métricas em que nos concentramos, ou isso levará as pessoas a se conectarem mais e ficarem mais satisfeitas com o produto.”
A perspectiva do empresário é de que, no futuro, 40% do conteúdo do feed principal venha de páginas que os usuários não seguem.
Mas, por que as pessoas vão querer ver algo que não escolheram? A resposta para isso está no objetivo das redes sociais, fazer com que os usuários fiquem mais tempo as utilizando. A receita perfeita está em encontrar mais conteúdo que ele possivelmente gostem e não necessariamente já conheçam.
O Facebook é um aplicativo para interação entre familiares e amigos
Uma das principais características observadas no engajamento do Facebook é a interação entre familiares e amigos. Apesar das mais variadas redes sociais existentes, o Facebook cativou os usuários quando se trata desse tema.
Outro ponto bastante relevante é que o feed do Facebook se apresenta como um dos mais populares para os usuários se atualizarem das notícias mais recentes.
Um palpite de Hutchinson é de que em breve poderemos observar uma nova opção de feed onde as atualizações mais recentes de familiares e amigos próximos estejam no topo.
Click to Message
Grande parte do engajamento do Facebook vem das mensagens, em decorrência a isso o recurso “Click to Message” foi adicionado para aproximar os usuários das marcas, possibilitando a abertura de um chat a partir de um simples clique no anúncio.
O mesmo recurso também foi implementado para o WhatsApp, pertencente à Meta, dona do Facebook e Instagram.
Principais tendências para o Instagram em 2023
Nos últimos anos, o Instagram vem se tornando uma máquina de cópia de outras redes sociais como Snapchat, TikTok e até o mais novo BeReal. No entanto, as táticas do aplicativo vem dando certo, já são 2 bilhões de usuários ativos mensais.
O que podemos ver em 2023, além desse hábito de replicação de tecnologia e usabilidade?
Mais conteúdo recomendado por IA e mais Reels
Neste ano, o Instagram até tentou inserir mais conteúdos recomendados por IA. No entanto, isso não agradou nenhum pouco os usuários, sendo até mesmo alvo de protestos digitais.
Mas, a rede já deixou bem claro que a suspensão dessa iniciativa se deu pela necessidade de ajustar a tecnologia. Então, podemos ter certeza de que em breve, podemos identificar mais conteúdos recomendados em nossos feeds, principalmente para o formato de Reels, que é o campeão em engajamento do Instagram.
Live Shopping
O Live Shopping é um recurso bastante utilizado em outras partes do mundo, no entanto, o público brasileiro ainda não foi cativado de forma semelhante. Principalmente após o período de isolamento social, marcando uma queda nos eventos. No entanto, as atualizações do aplicativo tem um padrão global, então muito provavelmente novas ferramentas serão lançadas no próximo ano.