6 dicas para construir um e-mail marketing eficaz

Se existe algo no marketing digital que, por mais ultrapassado que pareça, continua apresentando resultados positivos e trazendo benefícios para quem o usa, é o e-mail marketing. Essa ferramenta, se utilizada de forma estratégica, possibilita rastreamento preciso dos usuários e apresenta altas taxas de conversão, além de precisar de um investimento de baixo custo, sendo alternativa para muitas empresas que desejam divulgar sua marca e serviços. Porém, com o passar do tempo, o e-mail marketing acabou se desgastando e, muitas vezes, indo parar no lixo eletrônico dos usuários que o recebiam. Isso porque a ferramenta foi passando a ser utilizada em demasia, gerando desconforto nos usuários, que acabavam com uma caixa de entrada lotada e não lendo nenhum material recebido. Para que isso não aconteça e coloque sua estratégia em posição desvantajosa, vamos ensinar cinco pontos importantes a serem feitos para garantir que seu e-mail marketing traga bons resultados.

6 dicas para construir um e-mail marketing eficaz

1 – Menos é mais, sempre!

Sabemos que sua empresa quer apresentar todos os seus serviços e diferenciais para o seu público-alvo. Mas, isso não significa que tudo precise estar em um único e-mail. A melhor forma de utilizar essa ferramenta é fazendo dela ser algo atrativo, que apresente ideias e soluções e que faça o receptor querer buscar por mais conteúdo. Portanto, quando for produzir sua peça de e-mail marketing, seja atraente, criativo e objetivo.

 

2 – Atenção na escolha das palavras-chave

Sim! As palavras-chave que você utiliza no seu e-mail marketing podem definir se ele irá direto para pasta de SPAM ou se ganhará um espaço requisitado na caixa de entrada do seu destinatário. Certas palavras podem acabar com o todo o planejamento e desvalorizar o conteúdo enviado para os seus contatos.

Evite: Livre, grátis, agora, para você, trabalhar em casa, comprar, ganhar dinheiro, renda extra, marketing online, informação livre, isso não é spam, não exclua, etc.

*Fuja dos pontos de exclamação e palavras em CAIXA ALTA.

 

3 – Inspire-se nos requerimentos do CAN-SPAM

Em 2009, nos Estados Unidos, foi criado o CAN-SPAM, uma espécie de lei para o e-mail marketing, que contém regras e boas práticas para utilizar a ferramenta da melhor maneira possível.  

 

4 – Faça o teste

Parece óbvio, mas é sempre bom ressaltar. Antes de disparar seu conteúdo, é imprescindível que um teste seja realizado, no seu e-mail mesmo. Muitas vezes, no envio, algumas configurações podem ser alteradas e isso só pode ser revisado quando enviado. Por isso, o teste é sempre recomendável.

 

5 – Seja Mobile-Friendly!

Em 2015, o IMS (Internet Media Services), divulgou uma pesquisa que aponta o principal motivo para você criar um conteúdo que se adapte aos usuários mobile. Cerca de 95% dos brasileiros utilizam dispositivos móveis para acessar a internet.