O mundo do Marketing após o Inbound
Não paramos de falar o quanto o mundo do marketing mudou com a chegada do Inbound, mas o que exatamente aconteceu dentro das agências é muito maior do que se pode imaginar. Sabe-se que, antes de tudo acontecer, a rotina de trabalho dos profissionais dessa área era basicamente criar textos sobre produtos, serviços e empresas, sem muito dinamismo e pouco interessantes. Além, é claro, dos anúncios comuns e invasivos.
Mas aí, quando o universo foi invadido pelo Inbound Marketing, agências e profissionais tiveram que repensar seu modo de trabalhar e criar estratégias. Sem citar quanto a criatividade foi requisitada para sair do modo automático, estacionado há tanto tempo. As empresas levaram um tempo para entender que quem realmente manda no mercado são os consumidores, mas, agora que isso ficou claro, tudo está girando em torno de como ganhar o interesse dessas pessoas tão importantes.
Hoje, agências se desdobram para descobrir a melhor maneira de atrair um possível cliente, fazer com que ele se sinta interessado e aprecie o que está sendo oferecido a ele. O conteúdo se transformou em uma espécie de imã. Não apenas aquele mais do mesmo que vinha sendo divulgado sem o menor cuidado, mas, sim, um conteúdo rico, leve, interessante, capaz de tirar dúvidas e que, implicitamente, apresenta os produtos e serviços da empresa.
E, nesses blogs, não são encontrados artigos que só sabem dizer o que a empresa faz ou se é a melhor nisso ou naquilo. Eles oferecem soluções, dicas, assuntos que realmente possuem relevância e que ajudarão, de fato, quem estiver lendo. O maior desafio do Inbound Marketing é conquistar a admiração e fidelidade do cliente, e não impor sem provas.
As redes socais também passaram a serem olhadas com outros olhos, como o local perfeito para se relacionar com o público-alvo. É comum, hoje, por exemplo, vermos pessoas fazendo reclamações citando determinadas páginas e elas respondendo. Esse tipo de atenção voltada ao consumidor apresenta a empresa como alguém que quer, realmente, ajudar e se preocupa com seus clientes.
O pensamento é a mudança principal dessa nova fase do marketing, tanto para quem produz quanto para quem recebe o conteúdo, já que foi necessário o entendimento das empresas que é necessário dedicar mais tempo e criatividade para produzir algo relevante para quem recebe essa mensagem. Os tempos mudam, as relações também e quando as partes se adaptam, elas tendem a durar muito mais.