Marketing Digital: Aprenda a definir os objetivos e metas para sua empresa
Um dos grandes desafios na hora de definir uma estratégia de Marketing Digital é saber com clareza onde se quer chegar. Pode parecer o caminho lógico, mas muitas empresas ainda têm dificuldade em listar suas metas para o conteúdo online. Com isso, o desenvolvimento do plano de marketing fica comprometido, pois não há uma ideia precisa de quais métricas devem ser priorizadas e quais ações serão mais eficientes para garantir os resultados esperados. Para que a estratégia dê certo, é necessário alinhar as medidas com o seu ramo de atuação, bem como os valores e diferenciais da sua companhia. Sendo assim, por que não saber mais sobre como definir metas de Marketing Digital possíveis?
Apresentar a marca para um público qualificado
Especialmente para quem está iniciando um empreendimento, o primeiro passo é estabelecer uma boa imagem para sua marca. Em meio a tanto conteúdo disponível nas plataformas online, a intenção deve ser se destacar com publicações interessantes para os usuários, gerando engajamento. Seja acessível, mas não abra mão de se colocar como uma autoridade no assunto.
As pessoas buscam produtos e serviços de quem realmente entende do segmento. Os canais disponíveis (ou seja, site/blog, perfis em redes sociais) devem ser pensados de forma coesa e ter uma unidade. Ainda assim, o administrador tem de saber empregar as características de cada meio. Por exemplo: o Twitter é para mensagens rápidas e links, enquanto o site propicia mais espaço para textos. Use todos esses recursos a seu favor.
Melhorar o posicionamento em sites de busca
Com um bom conhecimento de SEO (Search Engine Optimization), você garante um melhor ranqueamento em ferramentas de pesquisa como Google e Bing. Como atualmente milhões de imagens, textos, vídeos e áudios são postados online por segundo, ser encontrado não é uma tarefa simples. Afinal, a maioria das pessoas não passa das primeiras páginas ao ver os retornos da busca.
Entre as principais técnicas está o uso de palavras-chave adequadas ao assunto para simplificar a categorização. Desenvolver uma boa relação no nicho de mercado gera links de qualidade que direcionam para a sua página, o que também é muito vantajoso. Esse critério é um dos mais importantes para indicar a sua relevância entre os resultados oferecidos pelo Google e semelhantes. Novamente, o conceito da otimização trabalha para selecionar as autoridades em determinados tópicos. Se a navegação do site for fácil e o conteúdo bem-feito, a probabilidade de transformar os cliques em negócios aumenta. Portanto, trata-se de um investimento que vale a pena.
Oferecer atendimento e suporte aos consumidores
Outra finalidade do planejamento de Marketing Digital pode ser aprimorar a comunicação com os clientes. Com a rapidez das conversas hoje, os consumidores não têm paciência para esperar respostas de e-mail ou aguardar atendimento por telefone. Portanto, lance mão das redes sociais, de aplicativos de chat online e conversas instantâneas. Solucionar problemas com rapidez e crescer com as eventuais críticas faz parte de qualquer trajetória de sucesso.
Aumentar as vendas com Marketing Digital
Ao definir metas de Marketing Digital, é possível incluir um crescimento no número de transações. Negócios que só tinham estabelecimentos físicos podem vender online, chegando a todos os cantos do Brasil e até mesmo do mundo. Também é uma opção para quem está começando e não consegue arcar com os custos de aluguel de uma loja.
Fidelizar o público e prospectar novos clientes
Por vezes, quando o seu nome já é conhecido, a próxima etapa é alcançar novos clientes e manter o público cativo. É preciso estar na mente das pessoas para não perder espaço para a concorrência. Se a ação online é bem-feita, ela chama a atenção de sujeitos qualificados para que se estabeleça uma relação de credibilidade e, por fim, a conversão do interessado em consumidor. O planejamento de Marketing Digital permite criar conteúdo atrativo e que motive os usuários das redes sociais a interagirem com a marca. Cultive essa relação.
Reavaliar os objetivos regularmente
Faça um exame frequente dos dados mais recentes e compare com o que foi estipulado. Se atingiu ou superou o planejado, veja como consolidar outros elementos da marca. Caso não tenha conseguido, procure identificar as falhas com a ajuda das métricas. Ainda que o Marketing Digital não proporcione respostas imediatas, não gaste recursos nem energia em campanhas que não funcionaram.
Cabe salientar que as sugestões servem para micro e pequenas empresas em estágios diferentes. Se o seu negócio acaba de pôr no ar um site ou perfil nas redes sociais, é óbvio que não é o momento de pensar em incrementar as vendas. Antes, ocupe um lugar como referência nos artigos e serviços fornecidos a partir de campanhas de divulgação.
Além de definir metas de Marketing Digital, é imprescindível escolher as métricas adequadas para avaliar o alcance das publicações. Essas dicas para o planejamento de Marketing Digital podem ser aplicadas em pequenas empresas de qualquer segmento. Adapte as recomendações conforme a sua demanda e observe o retorno positivo.