O combustível certo para alcançar o sucesso
Por que é tão difícil manter a motivação pessoal por muito tempo?
Aposto que todo final de ano você também faz a famosa lista de resoluções, não?
Escolhe como meta aquilo que acredita ser benéfico para sua vida, como começar a se exercitar 3 vezes por semana, mudar a alimentação para perder alguns quilos ou finalmente aprender inglês.
No entanto, quantas destas resoluções você realmente levou a sério?
Quantos planos você não deixou de lado porque perdeu a motivação pessoal sem qualquer explicação?
Pois você não está sozinho(a) nessa!
Apenas 8% dos americanos, de acordo com um estudo do Statistic Brain, conseguem concretizar as suas resoluções de ano novo.
A grande maioria das pessoas aproveita o embalo da empolgação e consegue colocar seus planos em prática. Porém apenas uma pequena parcela realmente leva sua resoluções a sério a ponto de alcançar a meta.
Então o que acontece com o restante das pessoas que desiste após um ou dois meses de tentativas?
Você sabe escolher os métodos corretos para atingir suas metas?
Você sabe onde deseja chegar? Se ainda não possui uma ideia clara de suas metas e principalmente do seu propósito, recomendo a leitura deste artigo aqui.
Sem um motivo para começar, não faz sentido algum gastar seu tempo e energia perseguindo metas que alguém disse que eram importantes.
Mas vamos supor que seus objetivos já estão claros e definidos, porém você parece nunca conseguir manter o nível de motivação pessoal para finalmente chegar no resultado esperado.
Você pode até encontrar a motivação para começar, porém, manter a frequência pode ser um problema.
Quantas pessoas não se matriculam na academia no início do ano e, em um curto espaço de tempo, simplesmente desistem?
As justificativas são muitas, desde a falta de tempo até o cansaço pelo excesso de compromissos.
E não estou dizendo que isso não aconteça de verdade. Mas se a meta parece tão importante, por que simplesmente desistimos?
Quantas vezes você precisou recomeçar do zero porque largou o que estava fazendo no meio, muito antes de colher os resultados desejados?
Vamos voltar ao exemplo do abandono da academia.
Sua meta pode ser começar a prática de uma atividade física. Mas será que a academia é realmente a escolha ideal do meio para concretizar sua meta?
Se você odeia a ideia de ter que fazer exercícios em um ambiente fechado e não suporta levantar pesos, será essa a melhor opção mesmo? Ou outra atividade, como caminhar no parque, pode ser melhor para você?
Muitas vezes nem percebemos que o erro não está no objetivo, mas sim no caminho que escolhemos para chegar até lá.