O que você deve cobrar da sua agência de marketing digital?

Conhecer a forma que sua agência atua, o que está incluso no projeto e as estratégias que irão trabalhar, é essencial para alcançar bons resultados. Veja mais! Em geral, quando alguma empresa procura uma agência de marketing digital para auxiliá-la em suas estratégias de divulgação online, conquista de leads e também nutrição deles, é porque está interessada em agregar know-how para potencializar seus esforços e investimentos nesse sentido. Conhecedoras da importância desse tipo de ação para atinjam maior sucesso no mercado, as empresas recorrem à expertise de uma equipe especializada, ou seja, a contratação de uma agência de marketing digital. E esse é um processo que normalmente costuma gerar bastante expectativa! E com razão. Afinal, as estratégias planejadas em conjunto com uma agência de marketing digital realmente geram muitos resultados se forem bem executadas! No entanto, no decorrer dessa parceria ou mesmo antes de começá-la, é comum que existam dúvidas em relação ao que faz ou não parte desse trabalho ou de como ele vai acontecer. E mesmo que não haja, é importante ter informações de antemão, pois, quanto mais se souber do funcionamento e da importância de observar alguns fatores nesse aspecto, mais condições de o projeto ser bem conduzido, ter sincronia e efetivamente dar certo. Então, para te ajudar, trazemos a seguir alguns dos fatores que você deve ficar de olho para obter 100% de aproveitamento da parceria entre sua empresa e a agência.

O que você deve cobrar da sua agência de marketing digital?

Uma estratégia bem desenhada

Tenha em mente que dificilmente se chega a algum lugar sem um caminho bem traçado ou, ao menos, que tenha um norte e possa ser ajustado certeiramente mediante métricas.

Logo, tudo começa com um bom planejamento.

Ele é o ponto inicial para que qualquer ação tenha êxito nas estratégias de marketing digital.

O que cobrar da agência, nesse caso?

Isso depende muito do serviço contratado pela empresa. Legalmente, existem muitas questões que, para saber se podem ser cobradas ou não, precisam ser revisadas em contrato.

Porém, em geral, toda agência de marketing digital bem comprometida deve estar apta a entregar resultados e a apontar caminhos, diagnósticos, ações e soluções para que os pontos fracos sejam trabalhados em suas campanhas de marketing digital (sejam elas de diferentes naturezas) ou para que os fortes sejam potencializados.

Por isso esteja sempre atento ao serviço que contratou. Se ele é completo; se oferece tudo o que sua empresa precisa ou deve esperar.

Enxergue a agência e seu potencial como um todo.

O desenho de um planejamento adequado vai possibilitar aproximar os objetivos e perfil da empresa das ações tomadas e montar uma jornada que deverá responder às demandas que ela tem, com a análise das ferramentas, dos canais mais efetivos e da linguagem adequada.

 

Um bom mapeamento da jornada de compra

Para que o trabalho seja bem feito você deve cobrar da sua agência uma persona bem definida, sem pular etapas, de modo que seja possível estruturar materiais e conteúdos realmente focados nelas.

Só assim é possível atingir o interesse dos leads e atraí-los, chamar a atenção deles para que se engajem e avancem na jornada do consumidor.

Logo, duvide de tudo o que for planejado sem que a agência “brife” adequadamente sua empresa, realize um bom levantamento de informações e conheça suas necessidades.

 

Uma boa implementação

Com esses dados em mãos, uma boa agência será capaz de pensar na implementação, um processo que também é dirigido a cada projeto em específico.

Essa implementação é o que garantirá que sejam atraídos leads qualificados e que se gere conversão reais em vendas.

Não existem “regras prontas” para o marketing. Cada empresa é única, tem um público com características e dores diferentes, bem como produtos e soluções diferentes (para um mesmo problema, muitas vezes, o que faz com que se pense em quais são os diferenciais).

Logo, é preciso construir uma jornada de compra personalizada e fazer a implementação de acordo com as necessidades de cada caso, especificamente.

Você deve cobrar comprometimento, pois uma agência comprometida vai realizar um atendimento dedicado, conhecer e “brifar” detalhadamente seus clientes e apresentar soluções criativas, inovadoras e inteligentes com base nisso.

 

Monitoramento e adequação

Outra coisa muito importante são as métricas.

O planejamento deve ser discutido conforme os resultados que vão sendo apurados, para que novas ideias sejam trabalhadas sempre que isso se fizer necessário.

O que der mais resultado precisa ser melhor explorado no investimento. E o que precisar ser alterado também deve ser discutido dentro do mix de soluções (o que sua agência deve ser capaz de proporcionar, dada a complexidade e diferença de cada perfil de cliente).

Veja se sua agência responde a esse gerenciamento adequadamente. Se ela se baseia em dados para agir (em todas as etapas).

É essencial monitorar o desempenho, o engajamento, os resultados, conhecer e apresentar as métricas e saber aplicá-las: adequar o planejamento ao que realmente dá resultado no mercado de atuação, em cada etapa do funil de vendas.

Por isso, a estratégia deve ser flexível e dinâmica e a agência precisa saber adaptá-la utilizando toda sua expertise e ferramentas/soluções disponíveis.

 

Soluções criativas e inovadoras

Por fim, por todas as razões que explicamos, pense em agências que ofereçam soluções integradas, cobre que ela seja capaz de adequar a estratégia conforme o objetivo principal do negócio.

Uma vez que você contrata uma agência de marketing digital para dar todo o suporte necessário à implementação e condução das estratégias é importante que ela te ajude a ir além e a obter crescimento.

Observe os diferenciais que sua agência oferece e o modo como ela atua nesse sentido.

Utilizar dados, por exemplo, para esse crescimento é sempre um diferencial. É com isso, muitas vezes, que se adquire inteligência de negócio.

Priorize sempre a agência que, mais do que domínio de técnicas e ferramentas, consiga pensar estrategicamente junto com sua empresa e trabalhar de forma integrada para superar as expectativas e alcançar maiores resultados.

E então, você já tem um trabalho adequado de marketing em sua empresa hoje? Precisa reforçar essas bases? Está enfrentando alguma dificuldade ou tendo problemas para realizar sozinho uma estratégia de marketing digital que dê bons resultados?

Interaja e compartilhe sua experiência conosco pelos comentários ou entre em contato com a gente!