SEO – Guia de otimização de URLs

Você sabia que a otimização de URL é um dos elementos mais importantes para um bom ranqueamento no Google? Construir uma URL funcional e amigável é a peça chave para o sucesso de todo e qualquer website, de um simples blog à complexas e estruturadas lojas virtuais. Confira agora uma série de dicas para otimizar sua URL:

SEO – Guia de otimização de URLs

1. Use URLs pequenas

URLs menores tendem a ser melhor ranqueadas na primeira página do Google.

✖ http://site.com/essa-e-uma-url-muito-longa/e-ineficaz-como-se-pode-ver

✔ http://site.com/minha-keyword

 

2. Utilize 1 ou 2 keywords por URL

Incluir keywords em sua URL é uma boa prática de otimização de URL e também pode ajudá-lo a impulsionar sua classificação. No entanto, é importante limitar sua URL para uma ou duas de suas target keywords.

✖ http://site.com/minha-keyword-somada-a-outra-keyword-e-mais-outra

✔ http://site.com/minha-keyword

 

3. Use URLs legíveis

Endereços legíveis por humanos melhoram a experiência do usuário o que influencia diretamente num ranking mais alto.

✖ http://site.com/7458972/a=hft768/dkl993

✔ http://site.com/minha-keyword

 

4. Prefira o HTTPS ao HTTP

O Google já confirmou que utiliza o HTTPS – o HTTP seguro – como um sinal positivo no rankeamento. Então, não deixe de aplicar na sua otimização de URL.

✔ https://www.site.com/

 

5. Prefira subdiretórios a subdomínios

Subdomínios podem dividir autoridade e, portanto, o Google pode considera-los websites separados. Subdiretórios são sempre uma melhor opção.

✖ blog.exemplo.com

✔ exemplo.com/blog

 

6. .COM é geralmente a melhor opção de domínio

Enquanto sua TDL (Top Level Domain) não tem influência direta nos rankings, o .com transmite mais confiança e autoridade. Adicionar domínio por geolocalização também auxilia no rankeamento regional (em nosso caso, .br). Caso você não use .com, escolha a TDL certa acessando: https://goo.gl/Qxu72

✖ exemplo.biz

✔ exemplo.com.br

 

7. Use 1 ou 2 diretórios por URL

A inclusão de mais de dois diretórios torna difícil para o Google descobrir o tópico da sua página.

✖ https://www.exemplo.com/pasta1/page-url

✔ https://www.exemplo.com/pasta1/pasta2/pasta/subpasta1/page-url

 

8. Use nomes descritivos nos diretórios

Isso ajuda o Google (e os usuários) a entenderem o tópico da sua página.

✖ https://www.exemplo.com/5ht89?/page-url

✔ https://www.exemplo.com/seo/page-url

 

9. Evite URLs dinâmicas

URLs dinâmicas são difíceis para a compreensão dos usuários.

✖ www.site.com/?k=89e860

✔ www.site.com/keyword-topico

 

10. Use caracteres seguros

Priorize a utilização de caracteres seguros (A,B,C,D ETC. $ ! * ?) e evite caracteres reservados ($ & + , / ; : ? @) ou pouco seguros (Space “” < > # %).